![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMR2hnAv8gDvOJi5SryC-Zbuk7_Uide5vdPOrNI3t3odq0Ioqyf5Jdg_KDe4bE4iPT0afQspRj3TfebDzpRUH5F2WOJ3tiqDBHxjtQqJUJEpjpmaNLthSEtI3FawM0Evo6LGHAixazPuU/s320/gas-natural-1.jpg)
O gás natural é um combustível gasoso composto por uma mistura de vários hidrocarbonetos que fazem dele um combustível estável e leve, com combustão limpa e não poluente e de fácil dissipação na atmosfera.
Utilização
É empregado como combustível tanto em indústrias quanto doméstico. É considerado uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petróleo e o carvão. Alguns dos gases de sua composição são eliminados porque não possuem capacidade energética (nitrogênio ou CO2) ou porque podem deixar resíduos nos condutores devido ao seu alto ponto de ebulição em comparação o do gás natural (butano e ano). Combustível: Sua queima é limpa e dá uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gás e menor custo de manutenção. Automotivo: Utilizado para motores de ônibus, automóveis e caminhões substituindo a gasolina, álcool e o diesel. Industrial: Utilizada em indústrias para a produção de metanol, amônia e uréia.
Exploração
Nas primeiras procuras por gás e petróleo, as pessoas simplesmente olhavam para o terreno e tinha uma intuição sobre a possibilidade dele conter petróleo. Com o avanço da geologia e das tecnologias, as pessoas passaram a "ver" o subsolo, melhorando as chances e aumentando o cálculo das reservas. Hoje as pessoas acreditam que o petróleo e seus derivados vieram da decomposição de animais. Processos naturais como a erosão levaram esses restos para debaixo de grandes camadas de terra. O trabalho de encontrar petróleo (Ou gás natural) consiste em realizar um estudo geológico do solo, e traçar um mapa do mesmo, esse mapa é obtido por um processo chamado sismologia: Basicamente é provocado um pequeno abalo sísmico, com dinamite, por exemplo, e diversos sensores no solo registram a reação.
Toxicidade
Como mostra a sua composição molar, não existe nenhum componente tóxico no Gás Natural. No entanto, a presença do Gás Natural em grandes quantidades em ambientes fechados pode produzir afogamento por deslocamento de oxigênio.
Aplicação do Gás Natural
O gás natural é amplamente utilizado nas indústrias, comércio, residências, veículos e na geração de energia elétrica.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima nos setores químicos, petroquímico e de fertilizantes, como redutor siderúrgico e geração de eletricidade.
No comércio e serviços, ele substitui com vantagens o GLP o óleo diesel e a lenha (em padarias e restaurantes).
Como combustível veicular o gás natural é utilizado em automóveis, ônibus, caminhões, substituindo a gasolina, álcool e o óleo diesel.
O programa brasileiro de expansão da capacidade de geração de energia elétrica está fortemente apoiado na instalação de UTE (Usinas Térmicas de Eletricidade) movidas à gás natural. Mais recentemente o gás natural tem sido muito utilizado em projetos de co-geração que proporcionam alta eficiência energética na produção de eletricidade, calor e frio.
Vantagens do Gás Natural
As vantagens do uso do gás natural são muitas, tanto para o consumidor como para a sociedade. A começar pelo baixo custo.
Vantagens para o Consumidor
Os benefícios do gás natural para os consumidores são vários.
Na atividade industrial e comercial destacam-se as seguintes:
É econômico, custo reduzido comparado a outros combustíveis
Sua queima gera uma grande quantidade de energia
Proporciona maior eficiência de queima
Sua combustão é facilmente regulável
Admite grande variação do fluxo
Economiza vapor ou eletricidade para aquecimento - não é necessária a atomização
Requer fácil adaptação das instalações existentes
Exige menor investimento em armazenamento/uso de espaço, pois não necessita estocagem
Fornecido continuamente 24h/dia - 365 dias/ano
Simplifica os controles
Proporciona menor custo de manutenção, manuseio do combustível e de outros custos operacionais;
Prolonga a vida útil dos equipamentos;
Reduz a corrosão e não causa incrustações nos equipamentos;
Eleva o nível de segurança pessoal e patrimonial reduzindo inclusive custos com seguros;
Proporciona ganhos econômicos e financeiros, pois não requer estoque e seu pagamento ocorre após o consumo;
Reduz problemas de poluição e controle do meio ambiente evitando gastos com sistemas antipoluentes e com tratamento de afluentes
Melhora a produtividade e a qualidade em vários processos produtivos aumentando a competitividade externa dos produtos.
Proporciona maior segurança. Sendo mais leve que o ar, em caso de vazamento, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o gás natural se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620 graus centígrados (o álcool se inflama a 200ºC e a gasolina a 300ºC).
Vantagens no Comércio, Serviços e Gás Residencial
Mais econômico
Proporciona maior comodidade e conforto: substitui as garrafas e depósitos de gás combustível
Abastecimento contínuo, 24h/dia - 365 dias/ano
Grande variedade de aplicações. Além do uso como combustível e pode também ser usado na refrigeração de ambientes, aparelhos de ar condicionado e refrigeradores a gás, oxi-corte e motores
Proporciona maior segurança: não exige estocagem e em caso de um eventual vazamento, sendo o gás natural é mais leve que o ar, dissipa-se- mais facilmente que o GPL
Não é tóxico
Aumenta a qualidade de vida
Vantagens na Geração de Energia Elétrica
Maior flexibilidade
Geração de energia elétrica junto aos centros de consumo
Disponibilidade ampla
Custo bastante competitivo com outras alternativas de combustível
Permite o surgimento de mercado de gás interruptível
Vantagens para a População e a Sociedade
Geração de energia através de uma forma de energia mais econômica e limpa em relação a outros combustíveis
Desenvolvimento regional
Maior proteção do ambiente: o Gás Natural é o combustível fóssil mais limpo
Reduz sensivelmente a emissão de poluentes
Contribui para a preservação da natureza e do meio ambiente
Substitui a lenha reduzindo o desmatamento e a desertificação
Melhoria do rendimento energético
Diversificação da matriz energética
Redução da dependência do petróleo pelo uso de fontes de energia regional
Aumento da competitividade das empresas
Atração de investimentos externos
Redução do uso do transporte rodo-ferro-hidroviário
Permite obter as vantagens oferecidas pelo Protocolo de Kyoto.
Vantagens como Combustível Veicular (GNV)
É mais barato que os outros combustíveis e com um metro cúbico de gás natural é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de gasolina ou álcool
A economia total chega a mais de 70 % nos gastos com o veículo
Sendo seco não dilui o óleo lubrificante no motor
A queima do gás natural não provoca depósitos de carbono nas partes internas-meio-ambiente do motor, aumentando sua vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo
Menor freqüência na troca de escapamento dos veículos pois a queima do gás natural não provoca formação de compostos de enxofre
Maior segurança. O abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim qualquer possibilidade de combustão
Maior versatilidade: o kit de conversão torna os veículos bi-combustível
Número crescente de Postos de GNV.
A História do gás natural no mundo
Durante muito tempo, quando as empresas buscavam na exploração produzir petróleo, o gás natural encontrado era considerado um estorvo, pois ele exigia cuidados especiais de segurança para a produção do petróleo.Ainda que ocorrências isoladas de gás natural fossem localmente utilizadas, o seu aproveitamento em maior escala passou a ocorrer nos Estados Unidos, na década de 1920. Isso foi possível devido à descoberta de grandes campos de gás natural, bem como às melhorias na tecnologia de dutos, que permitiram a utilização de pressões, que viabilizaram o transporte de grandes volumes de gás a enormes distâncias, reduzindo o custo do transporte.A utilização do gás natural foi ganhando espaço onde grandes descobertas eram feitas, como na ex- União Soviética e na Europa Ocidental. Mas a exploração e o uso do gás natural só se generalizaram à medida que foram feitas descobertas de reservas naturais maiores e quando o transporte em grandes volumes das zonas produtoras foi viabilizado.
BRASIL - A utilização do Gás Natural no Brasil teve início da década de 40, com as descobertas de óleo e gás na Bahia. Data também da mesma época seu fornecimento a terceiros, como indústrias têxtil, cimenteira, cerâmicas e outras, localizadas no Recôncavo Baiano, que o utilizavam como combustível.
Gás Natural e o Meio Ambiente
Por estar no estado gasoso, o gás natural não precisa ser atomizado para queimar. Isso resulta numa combustão limpa, com reduzida emissão de poluentes e melhor rendimento térmico, o que possibilita redução de despesas com a manutenção e melhor qualidade de vida para a população.A composição do gás natural pode variar bastante, predominando o gás metano, principal componente, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções. Apresenta baixos teores de dióxido de carbono, compostos de enxofre, água e contaminantes, como nitrogênio. A sua combustão é completa, liberando como produtos o dióxido de carbono e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, o que faz do gás natural uma energia ecológica e não poluente.O gás natural caracteriza-se por sua eficiência, limpeza e versatilidade. É utilizado em indústrias, no comércio, em residências, em veículos. É altamente valorizado em conseqüência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e o meio ambiente.
Baixo impacto ambiental
O gás é um combustível ecológico. Sua queima produz uma combustão limpa, melhorando a qualidade do ar, pois substitui formas de energias poluidoras como carvão, lenha e óleo combustível. Contribui ainda para a redução do desmatamento.
Facilidade de transporte e manuseio
Contribui para a redução do tráfego de caminhões que transportam outros tipos de combustíveis. Não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis.
Segurança
Por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento. Esta é a grande diferença em relação ao gás de cozinha (GLP) que, por ser mais pesado que o ar tende a se acumular junto ao ponto de vazamento, facilitando a formação de mistura explosiva.
Impactos e Problemas
Por ser um combustível fóssil, formado a milhões de anos, trata-se de uma energia não renovável, portanto finita.O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Por outro lado, existem meios de controlar os riscos causados pelo uso do gás natural. Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. Para evitar risco de explosão, devem-se evitar, nesses ambientes, equipamentos elétricos inadequados, superfícies superaquecidas ou qualquer outro tipo de fonte de ignição externa.Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. A aproximação em áreas onde ocorrerem vazamentos só poderá ser feita com uso de aparelhos especiais de proteção respiratória cujo suprimento de ar seja compatível com o tempo esperado de intervenção, controlando-se permanentemente o nível de explosividade. Os vazamentos com ou sem fogo deverão ser eliminados por bloqueio da tubulação alimentadora através de válvula de bloqueio manual. A extinção do fogo com extintores ou aplicação de água antes de se fechar o suprimento de gás poderá provocar graves acidentes, pois o gás pode vir a se acumular em algum ponto e explodir.
Fontes:
www.ambientebrasil.com.br
www.potigas.com.br
www.geocities.com
www.pantanalenergia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário